quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alcoolismo na Adolescência causa Osteoporose ?


Segundo o líder da pesquisa, danos ósseos na idade adulta podem estar relacionados ao estilo de vida dos jovens


O consumo de bebidas alcoólicas na adolescência podem aumentar os riscos de desenvolver osteoporose, é o que aponta um pesquisa realizada pela Loyola University Health System, em Chicago.
No estudo, publicado na revista Alcohol and Alcoholism, os pesquisadores encontraram interrupções de longa duração em genes envolvidos na formação óssea de ratos. Segundo o líder da pesquisa, John Callaci, danos ósseos na idade adulta podem estar relacionados ao estilo de vida dos jovens.
O pesquisador ressalta que os resultados encontrados nos modelos animais podem não ter a mesma resposta em humanos. "Mas certamente os resultados sugerem que este pode ser um problema com os seres humanos".
A massa óssea é perdida ao longo da vida, como parte do processo de envelhecimento. A partir disso, tudo o que inibe o acúmulo de massa óssea durante a adolescência e a vida adulta pode contribuir para uma maior risco de ter osteoporose e fraturas numa fase mais adiantada da vida.
O consumo de álcool pelos jovens começa, em geral, em torno dos 13 anos e tem seu pico entre os 18 e os 22 anos. Em um estudo realizado em 2008, Callaci e seus colegas descobriram que os ratos adolescentes expostos a grandes quantidades álcool tinham um desgaste ósseo de cerca de 15%, quando comparados aos ratos do grupo controle, que consumiram uma solução salina.
O novo estudo analisou os efeitos do consumo de álcool nos genes. Os ratos receberam injeções de álcool, resultando numa taxa de alcoolemia de 0,28. os animais foram então expostos à embriaguez aguda por três dias consecutivos e à embriaguez crônica, por quatro semanas. Depois foram comparados aos ratos do grupo controle.
As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de novas drogas para minimizar a perda óssea, tanto entre os consumidores excessivos de álcool, quanto entre as pessoas com outros fatores de risco para osteoporose. "Se entendermos o mecanismo de perda óssea, seremos capazes de descobrir como corrigi-lo", disse Callaci.

                                                                              Postado por Vitor Shigueo, n°35

Nenhum comentário:

Postar um comentário