segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Histórico familiar de alcoolismo pode afetar cérebro de adolescentes

jovens podem ser mais propensos a escolhas erradas

A adolescência é uma fase complexa e os maus exemplos podem comprometer o comportamento dos jovens. Mas e quando o problema começa em casa? Pesquisadores do Oregon Health and Science University, nos Estados Unidos, observaram a existência de atividades cerebrais atípicas entre adolescentes com histórico familiar de alcoolismo.

O estudo analisou 31 jovens com idades entre 13 e 15 anos, sendo que 18 deles possuíam parentes vítimas do alcoolismo. Entre os adolescentes voluntários, não havia casos de problemas com álcool no início da pesquisa.

Jovens com histórico familiar de alcoolismo podem fazer escolhas piores
Através de imagens por ressonância magnética, os cientistas americanos estudaram a resposta dos adolescentes para tomar decisões rápidas, simulando situações com altas quantias de dinheiro envolvidas, em um jogo conhecido como roda da fortuna. A análise dos dados mostrou alterações no córtex pré-frontal e cerebelo, áreas relacionadas à tomada de decisões, entre os jovens que possuíam histórico familiar de alcoolismo.

Os cientistas acreditam que a alteração nessas áreas do cérebro possa levar a problemas de atenção e memória, afetando o comportamento dos jovens. Os adolescentes com histórico familiar de alcoolismo seriam mais vulneráveis e propensos a fazer escolhas piores, relacionadas ou não com a bebida. O estudo poderá ser usado como base para programas de prevenção ao alcoolismo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário