segunda-feira, 23 de maio de 2011

Diferença dos efeitos do álcool no corpo dos meninos e das meninas

Uma grande duvida entre os jovens é qual a diferença entre os efeitos do alcool nas meninas e nos  meninos e abaixo há um pequeno texto do médico Ronaldo Laranjeira,um famosos médico na área da psiquiatria, aonde ele explica essa diferença.


"A grande diferença é que a mulher tem um padrão enzimático de absorção do álcool mais efetivo e rápido, porque possui relativamente mais gordura e menos água no organismo. Se compararmos uma menina e um menino, com mesma estatura e peso, que tenham ingerido quantidade igual de álcool, veremos que a concentração alcoólica é maior no sangue da menina. Sendo assim, o dano biológico que o álcool produz nela é mais devastador.
Daí, nossa preocupação com essa mudança substancial no padrão de consumo do álcool na adolescência. Estudos considerando a população adulta do Brasil mostram que 50% das mulheres e 30% dos homens não bebem nada. Entre os adolescentes, essa diferença desapareceu em apenas uma geração. Independentemente do sexo, 25% dos adolescentes bebem em quantidades perigosas do ponto de vista biológico. As meninas que estão começando a beber precocemente grandes volumes, com certeza, irão apresentar no futuro mais danos biológicos do que suas mães e seus colegas meninos." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário